Objecto
Organizar, acompanhar e avaliar as actividades a desenvolver com os alunos/turma.
Competências
- Analisar a situação da turma e identificar características específicas dos alunos;
- Planificar o desenvolvimento das actividades a realizar com os alunos em contexto de sala de aula;
- Assegurar a adequação do currículo às características específicas dos alunos, estabelecendo prioridades, níveis de aprofundamento e sequências adequadas;
- Adoptar estratégias de diferenciação pedagógica que favoreçam as aprendizagens dos alunos;
- Conceber e delinear actividades em complemento do currículo proposto;
- Preparar informação adequada a disponibilizar aos pais e encarregados de educação, relativa ao processo de aprendizagem e avaliação dos alunos.
O Projecto Curricular de Turma – elementos constituintes
1. Caracterização da Turma
Anexar a caracterização da turma (Mod. 18 e 18A D.T.)
Registar as conclusões da análise da caracterização da turma e fazer o levantamento dos casos-problema a nível:
• Sócio-económico;
• Cognitivo;
• Afectivo/relacional;
• Interesses e expectativas dos alunos.
2. Metas prioritárias a atingir (prioridades educativas)
• Problemas da Turma;
• Metas do projecto.
3. Articulação curricular
• Definição de formas de articulação horizontal entre as áreas curriculares disciplinares e entre estas e as ACND.
4. Situações de aprendizagem a desenvolver e modo de organização das aulas
• Situações de trabalho e aprendizagem a privilegiar em todas as disciplinas e áreas curriculares não disciplinares (estratégias pedagógicas, recursos a utilizar, etc.);
• Processos a acentuar em todas as disciplinas (a nível comportamental e relacional, dos TPC, fichas de trabalho e avaliação, utilização das novas tecnologias, pedagogia diferenciada, etc.);
• Alunos com Necessidades Educativas Especiais: medidas/apoios a aplicar;
• Alunos com dificuldades de aprendizagem: estratégias/medidas a implementar;
• Apoios a aplicar: planos de recuperação e acompanhamento;
• Organização dos espaços e tempos (planta de sala, distribuição dos alunos na sala; gestão do tempo de aula);
• Definição de formas de enriquecimento do currículo (planificação/organização de actividades a desenvolver fora do contexto de sala de aula: participação no Plano Anual de Actividades, Visitas de Estudo, Clubes escolares, etc.);
• Envolvimento/participação dos encarregados de educação no projecto.
5. Conteúdos/actividades a desenvolver nas Áreas Curriculares Não Disciplinares (anexar as planificações)
• Área de Projecto;
• Formação Cívica;
• Estudo Acompanhado.
6. Avaliação
• Definição de formas, instrumentos e momentos de avaliação dos alunos de acordo com os critérios de avaliação definidos no Projecto Curricular de Escola;
• Definição de formas de avaliação do projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário